-
Arquitetos: Office AIO
- Área: 126 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yiqing GAO
O Office AIO aposta em espaços humanizados para animais de estimação. Com o aumento no número de animais de estimação, como podemos abordar holisticamente o bem-estar animal? Quando o Office AIO foi abordado pelo Pet Shop Paw, a equipe repensou como uma loja comercial poderia usar o design espacial para falar sobre o cuidado com nossos pequenos companheiros. Situada em uma área residencial em Pequim, a Paw é instalada em um prédio térreo com extremidade voltada para a rua. O Office AIO transforma um escritório anterior em uma loja de varejo que vende, cuida e acomoda animais de estimação, desde uma rápida consulta até uma estadia temporária como "hotel".
Uma loja humanizada: animais de estimação como clientes reais. Para o Office AIO, um Pet Shop não deve ser apenas um lugar comercial. É um local onde os animais, que têm suas próprias preferências de conforto, vivem. Os padrões da indústria tendem a colocar os animais de estimação na fachada atrás de vidros, onde eles estão sujeitos a perturbações inocentes de pedestres. Afastando-se dessa prática comum, o Office AIO posiciona estrategicamente os animais longe da fachada externa e dentro de volumes de vidro em altura total. Ele os protege de olhares desnecessários com vidro eletromagnético e trata os animais como os clientes "reais" da loja, e não os humanos curiosos.
O projeto se conecta à natureza tranquila para maximizar o conforto. O teto é revestido com painéis de madeira que texturizam organicamente o local enquanto absorvem sons. Ele aproveita o terreno de um único nível, abrindo o topo com claraboias para trazer mais luz natural. O piso de ardósia terroso adiciona um toque de natureza ao interior. Uma paleta discreta é escolhida para ajudar os gatos e cães, que só podem ver cores limitadas, a distinguir entre o mundo exterior e a Paw como um destino distintivo. O piso de granilite azul é escolhido para marcar o programa principal da loja. Para áreas de exibição, hotel e spa, o corian bege é usado para facilitar a manutenção. Mesas e balcões feitos de madeira adicionam um toque acolhedor às áreas comuns.
Rearranjar a circulação para mitigar o antagonismo. Apesar de uma área pequena, a equipe de projeto desenhou atentamente a circulação para cães e gatos, respectivamente, mitigando o antagonismo que pode surgir entre as espécies. Cada espécie tem seu território na loja, incluindo uma entrada, recepção e estandes de cuidados diferentes. As duas zonas respectivas têm balcões de check-in em cada extremidade de uma mesa em forma de "L", designando diferentes áreas de recepção na frente sem comprometer a eficiência da equipe.
Os cães entram pelo acesso sul, enquanto os gatinhos entram pelo leste. Os donos de animais de estimação de espécies diferentes entram por portas separadas, evitando confrontos entre os animais e aglomerações no corredor. Uma diferenciação adicional é feita verticalmente, alocando uma área lúdica para gatos através de uma peça flutuante de acrílico sobre o balcão de check-in. Na parte posterior da loja, uma variedade de "quartos de hotel" com recursos amigáveis aos animais de estimação está longe do tráfego, oferecendo aos animais um ambiente mais privado durante suas estadias temporárias. No esforço de conceber um espaço não apenas para o varejo, o Office AIO assume uma posição enfática no desenho humanizado com uma aparência discreta, refletindo o uso cuidadoso de sua expertise, afastando-se da ideia de tratar animais de estimação como companheiros inferiores e promovendo o bem-estar de todos os membros de nosso ecossistema.